Image by Scott Graham
DADOS TÉCNICOS

Com o aumento da popularidade de gramas artificiais, muitos gramados esportivos e jardins passaram a adotar esse tipo de material.

Porém, compradores de primeira viagem ainda passam por certas dificuldades. Os compradores fazem varias perguntas e os vendedores respondem com fotos e especificações técnicas que muitas vezes são estranhas para um leigo.

Fica então a pergunta: qual o modelo mais apropriado para a minha necessidade e como saber se a grama é de qualidade? O que todas aquelas especificações técnicas querem dizer?

Nós iremos lhe ajudar a entender melhor os vários tipos de gramas artificiais.

O quê o FIFA Quality Concept significa?

O FIFA Quality Concept é um padrão que determina a garantia do melhor padrão de qualidade para campos de futebol. Gramas que atendem esse padrão em termos de força e segurança ganham o selo de qualidade "FIFA RECOMMENDED". Para ganhar esse selo, a grama precisa passar por análise laboratorial e diversos testes com a grama instalada. Campos certificados pela FIFA podem ser usados para competições internacionais e são usados por diversos times ao redor do mundo.

O que significa uma grama ser FIFA 1 ou 2 ESTRELAS?

Gramas FIFA 1 Estrela são aquelas que atendem à jogos amadores (Campos municipais, campos para partidas nacionais de futebol).

Gramas FIFA 2 Estrelas atendem às mais altas exigências para partidas internacionais.

Altura do filamento

A altura do filamento corresponde ao comprimento do filamento medido de sua base até sua extremidade superior. Unidade mais comum utilizada é o milímetro.

Dtex

O Dtex é o peso em gramas de 1000 metros do filamento que constitui a grama artificial. É a abreviação de decitex. Um dtex mais alto corresponde a um filamento mais grosso, ou seja, uma densidade maior, e por sua vez, um dtex mais baixo corresponde a um filamento mais fino, menos denso.

Pontos de costura

Corresponde ao numero de pontos de costura de grama artificial por 10 cm lineares.

Distância entre carreiras

Trata da distância entre linhas de costura. Unidade de medida normalmente utilizada é o milímetro.

Densidade

Numero de pontos de costura de grama artificial por metro quadrado.

 Base

Pode ser de látex ou de Poliuretano (PU). O látex pode ser de base dupla e o PU pode ter base tripla. Quanto mais bases, maior a resistência. 

Como calcular o Dtex?

É fácil. Conte a quantidade de pontos em 10cm, como na imagem de "Pontos de costura". Na grama da foto, são 14 pontos de costura em 10cm, portanto temos 140 pontos de costura em 1 metro. Agora veja a distância entre cada carreira de linha de costura. A distância entre carreiras na grama da foto de 1.05cm, totalizando 105 linhas em 1 metro.

Munidos disso temos 140x105 = 14700 pontos/m² que corresponde à densidade da grama e/ou Dtex.

É fácil contar o numero de pontos porem é um pouco mais difícil conseguir medir a distancia entre carreiras. A distância entre carreiras depende quase que unicamente da máquina que fabricará a grama. Os fabricantes regulam as máquinas para produzir o em distancias preestabelecidas, que normalmente são em polegadas 3/4”(19,05mm), 3/8”(9,52mm), 5/8”(15,87mm), 3/16”(4,76mm), 5/32”(3,97mm) e 1/2”(12,7mm).

Então qual é o tipo de grama que eu preciso?

Cada tipo de grama tem uma recomendação de uso diferente, que depende da altura do filamento e da sua densidade. Por exemplo, campos de futebol utilizam filamentos de 30mm a 70mm, em geral 50mm. Já as de tênis precisam ser entre 10mm e 20mm de altura. Em ambos os casos, é recomendado o uso de uma grama de alta densidade.

Endereço:

Tv. Mariz e Barros, No. 1021 – Pedreira

66080-007 – Belém/PA/Brasil

  • Facebook - Primegrass
  • YouTube - Primegrass
  • Instagram - White Circle

Fone: +55 (91)  3244.7848 • (91) 2121.5726

Whatsapp: +55 (91) 99331.9392

 

MENU